Conheça as ações de ensino, pesquisa e extensão na Ocupação Solano Trindade
Na relação que se estabeleceu entre os grupos da UFRJ e o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM/Duque de Caxias,RJ) buscou-se desenvolver práticas educativas transdisciplinares, reunindo estudantes, técnicos e docentes dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, gestão pública e outros em um projeto pedagógico integral, no qual a pesquisa e a extensão constituem a metodologia de ensino.
Dentre as disciplinas de graduação e mestrado que se articularam às frentes de trabalho na Ocupação Solano Trindade, destacamos as de "Projeto de Interiores", "Processos Construtivos", "Detalhamento de Telhados", "Projeto Executivo" e "Projeto de Habitação de Interesse Social", todas organizadas pelo grupo [na]MORAR e professores parceiros, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ).
Estas disciplinas reuniram sete turmas em atividades desenvolvidas em sala de aula e na Ocupação, nas quais mais de cem estudantes desenvolveram projetos de urbanismo, paisagismo, arquitetura e especialidades complementares para espaços existentes e novos, bem como executaram algumas etapas de obra, como a recuperação de um trecho de telhado.
“As disciplinas de graduação envolveram mais de cem estudantes em atividades que se alternaram entre as salas de aula e diferentes espaços da Ocupação...”
Integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, através da realização de disciplinas de graduação e mestrado, trabalhos de conclusão de curso e parcerias internacionais.
Recursos de projetos de extensão universitária, pesquisa e financiamento internacional
MNLM, naMORAR, Nides, LEAU, Tu Berlin, MUDA
A busca pela integração das ações de pesquisa, ensino e extensão também se refletiu no conjunto de sete Trabalhos Finais de Graduação (TFG) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvidos ao longo de um ano por estudantes concluintes do curso entre 2014 e 2019.
Os projetos desenvolvidos pelas arquitetas Ricelli Laplace (2014), Fernanda Petrus (2015), Ingrid Clasen (2015), Isadora Araújo (2017), Mayara Frazão (2017), Maria Luiza Ottoni (2018) e Nicole Almeida (2019) não apenas responderam concretamente a diferentes demandas do Movimento e dos moradores da Ocupação ao longo desse período, como foram utilizados, em alguns casos, como instrumentos de negociação política junto ao poder público federal e local.
O projeto ao lado foi apresentado ao INCRA, SPU, prefeitura e secretarias municipais de Duque de Caxias, fortalecendo a luta do Movimento social pela concessão de uso do terreno, bem como a luta por infraestruturas mínimas de moradia nos primeiros anos da Ocupação. O desenvolvimento destes trabalhos reafirma a função social da universidade pública e contribui para a formação dos alunos, a partir do exercício profissional em resposta a demandas concretas da sociedade.
“As turmas desenvolveram projetos de urbanismo, paisagismo, arquitetura e especialidades complementares para espaços existentes e novos, bem como executaram atividades como, por exemplo, a recuperação de um trecho do telhado do edifício onde viviam as famílias”.
Em 2018, 2019 e 2021 foram realizados três wokshops internacionais a partir de uma parceria entre o grupo de pesquisa e extensão [na]MORAR e a Universidade Técnica de Berlim. Os eventos reuniram estudantes de graduação e mestrado da FAU-UFRJ, bem como estudantes e profissionais egressos de universidades alemãs de diversas áreas e países. Cada workshop teve duração de aproximadamente duas semanas, com um período de uma semana de imersão no território da Ocupação.
Os participantes desenvolveram, junto aos moradores e lideranças do Movimento, intervenções construtivas em diferentes áreas da Ocupação Solano Trindade, tais como o quintal agroecológico, a cozinha coletiva, os edifícios existentes, áreas de lazer, entre outros. Além disso, também foram desenvolvidos projetos para cenários futuros em diferentes temas (arquitetura, paisagismo, urbanismo, energia, alimentação etc.)
O acúmulo das experiências dos grupos de pesquisa-extensão da UFRJ envolvidos nos processos em curso na Ocupação Solano Trindade resultou em uma diversidade de materiais didáticos. Este site/publicação online é um deles, mas somam-se ainda livros, artigos, manuais construtivos, cartilhas, vídeos, projetos de arquitetura e infraestruturas coletivas, entre outros.
Destacamos nesta seção: (i) os artigos do grupo [na]MORAR, que resultaram de uma reflexão-ação sobre o ensino de arquitetura e urbanismo, (ii) o artigo "Extensão Universitária como Ação Educadora para uma Outra Cidade", (iii) o livro" Ocupação Solano Trindade. O espaço comum e o trabalho coletivo", produto de uma dissertação de mestrado da FAU/UFRJ, (iv) os manuais construtivos e panfletos de tecnologias alternativas de construção e saneamento, desenvolvidos pelo Soltec/NIDES, LEAU e Abricó.